A cor do ano 2020

A marca PANTONE, sediada em Nova Jersey, nos Estados Unidos, foi fundada em 1963 por Lawrence Herbert e desde então vêm se aperfeiçoando, e hoje é uma das principais autoridades em cores do mundo. Em 2000 a PANTONE decidiu escolher cores do ano para o mundo das artes, possibilitando o conhecimento de uma imensa gama de cores.

Como é feita a seleção?

É um processo entre experiências, reuniões secretas e especialistas da área, que elegem a cor que “governará o mundo inteiro”, no determinado ano. Depois de muita observação e investigação do que acontece no mundo envolvendo arte, moda, política, chegam a cor que não é criada, e sim, existente. No entanto, o processo é muito sigiloso, é difícil saber ao certo o que é determinante para chegar no resultado final. O que sabe-se, segundo Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute é, “A Cor do Ano da Pantone se tornou algo muito mais importante do que a mera descrição de uma tendência no mundo do design; é uma verdadeira reflexão sobre as necessidades do nosso mundo atual.” 

E qual foi a cor escolhida para 2020?

A cor escolhida foi o Classic Blue 19-4052. Segundo a PANTONE é um tom azul atemporal e resistente. Elegante em sua simplicidade. Lembrando o céu noturno do entardecer, suas mensagens confiantes e empáticas aumentam a nossa aspiração por uma base sólida e estável sobre a qual construir, enquanto adentramos o limiar de uma nova era. Identificada pela equipe psique da PANTONE como cor tranquila, Pantone Classic Blue 19-4052 traz paz e serenidade, oferecendo uma sensação de proteção ao espírito humano. Impactando sobre a concentração e trazendo uma claridade igual a um laser, nos leva ao equilíbrio dos pensamentos. Uma cor azul refletiva, Classic Blue cria a resiliência. A diretora executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman, “Vivemos uma época na qual é preciso ter fé e confiança. Essa certeza e constância é expressa pelo PANTONE 19-4052 Classic Blue, uma cor sólida e confiável na qual sempre podemos nos apoiar. Permeada por uma profunda reverberação, PANTONE 19-4052 Classic Blue é um porto seguro onde ancorar. Um azul sem limite como o vasto e infinito céu noturno, PANTONE 198-4052 Classic Blue nos incentiva a olhar além do óbvio e assim expandir nosso pensamento; desafiando-nos a refletir com mais profundidade, aumenta nossa perspectiva e abre o canal da comunicação.” Nós acreditamos que esta cor nos permite criar diversos ambientes que expressam emoções distintas, possibilitando experienciar diferentes sensações no projeto.

Fonte: